bgloading
loading

Loading...

Play fun games instantly !

Enjoy our wonderful community!

0 online
4305
Topic Views
7
Replies

Topic: Almanaque do moto0000 : entendendo o "probably fair"

 
user
June 26, 2017, 7:51 pm
O que é "provably fair" ?

Um jogo "provably fair" significa um jogo com probabilidade justa. É importante lembrar que o termo correto é "proVably" e não "proBably", pois isso mudaria o sentido da expressão.

Mas o que significa um "jogo com probabilidade justa" ?

Significa que os resultados são:
1-gerados a partir de um fator, chamado "seed", que é inicialmente determinado pela duas partes, tanto pelo site, quanto pelo jogador.
2-completamente aleatórios;
3-obedientes a uma sequência que não pode ser alterada nem pelo site, nem pelo jogador;
4-verificáveis posteriormente;

Explicando esses 4 itens :

1 - O que é a seed, e como ela é gerada ?

A seed é o fator que determina os sequencia dos resultados que você irá ter. Este fator é composto por 3 partes :
-a Server Seed, que é determinada pelo site;
-a Client Seed, que pode ser determinada pelo jogador se ele assim o quiser;
-o Nonce, que é o número sequencial da jogada sendo realizada por esta Seed.

2 - O que garante que os resultados são aleatórios ?

Para melhor explicar este item, você primeiro tem que entender o conceito de "hash" ou "assinatura".
"Hash" é um tipo de impressão digital de um grupo de dados. Um dos tipos de hash usada na Bitsler é chamada de "SHA-1". Visite a página http://www.sha1-online.com e confira os resultados que vou descrever :
-a hash de "123456" é 7c4a8d09ca3762af61e59520943dc26494f8941b;
-a hash de "123457" é 908f704ccaadfd86a74407d234c7bde30f2744fe;
-a hash de "123458" é 118a43489e2f9ab66823eabdada672c906bb387f;
Como vocês podem perceber, a simples mudança de um digito gera uma hash completamente imprevisível e não sequencial. Existem trilhões de bilhões de resultados possíveis, portanto, em teoria cada sequencia de dados tem uma hash unica.

3 - Como eu posso influenciar nos resultados ?

Como expliquei no item 1, vou dar um exemplo de como uma seed é gerada. Suponha que a Server Seed seja "aaa", que a Client Seed seja "bbb" e que o Nonce seja 1, ou seja, a primeira jogada desta seed.
A partir dai, o conjunto de dados que será assinado é "aaa-bbb-1", tendo como resultado "7e1141f624cf7f160573505d7ab2dfebf226ca8e". As 8 primeiras letras da hash são selecionadas, ficamos com "7e1141f6". Trata-se de um conjunto de caracteres que representam um número hexadecimal, que quando convertido para o nosso conhecido sistema decimal vira 2115060214. Agora, pege os ultimos quatro numeros desta sequencia, ficamos com "0214", que representa o roll 02.14.
Usando o mesmo raciocinio ficamos assim :
aaa-bbb-1 resulta no roll 02.14
aaa-bbb-2 resulta no roll 72.71
aaa-bbb-3 resulta no roll 10.28
a simples mudança do Nonce, ou seja, do numero sequencial do roll, gera resultados completamente imprevisíveis e aleatórios.

Você se lembra que te falei que a Client Seed pode ser determinada por você ? Vejamos como ficam os resultados se você, por livre arbitrio, mudar a Client Seed de "bbb" para "bbc":
aaa-bbc-1 resulta no roll 63.63
aaa-bbc-2 resulta no roll 51.00
aaa-bbc-3 resulta no roll 22.32
Resultados completamente diferentes, que foram mudados unica e exclusivamente por você ! É isso que garante que o site não pode determinar uma "sequencia diabólica" unilateralmente, uma vez que você mesmo tem influencia direta nos resultados gerados, de forma completamente imprevisível.

4 - Como verifico os resultados ?

A forma mais pratica é visitar o site https://dicesites.com/bitsler/verifier. Veja a figura abaixo :

Bitsler Image

Opa, de repente apareceu uma coisa nova ai, a tal da "Served Seed Hashed" ! Pois é, este item é mais uma garantia oferecida pelo site, porque isto incapacita de forma definitiva a alteração dos rolls. Com as prévias explicações, se você soubesse qual a Seed Server que está sendo usada no momento, você seria capaz de prever os resultados... ai ficava fácil, né? Portanto o site esconde a Server Seed, mas publica a hash dela. Desta forma, quando a Server Seed for revelada, você pode ter a certeza que ela não foi alterada, bastando para isso verificar a assinatura da Server Seed, que logicamente deverá ser identica à Server Seed Hashed. A diferença aqui é que o sistema de hash utilizado é o SHA-512, amplamente conhecido e facilmente verificável on-line.

Bom, preencha os campos como indicado na figura. Aperte "verify", aguarde um pouco e você terá a relação completa dos rolls que esta seed gerou.

Ou seja, não importa a estratégia que você use, o lado da aposta ou a velocidade dos rolls, a sequência dos resultados já estava determinada pela seed, assim que você solicitou que ela fosse gerada, utilizando um componente determinístico que você mesmo forneceu. É impossível para o site mudar esses resultados sem interferir na sequencia verificáveis de rolls.

A partir deste momento, sempre que você encontrar no chat coisas como :
- o site é ladrão ou alterou os rolls;
- o sistema aprendeu minha estratégia e eu não ganho mais;
- a atualização deixou o jogo mais difícil;
- diminua a velocidade dos rolls para não perder;
- baboseiras, crendices, sortilégios, simpatias, mandingas e macumbas do gênero,

faça o seguinte : bata a mão na testa e pense : "Meus Deus, como tem gente inocente nesse mundo, o cara perdeu por culpa única e exclusiva dele, e fica botando a culpa nos outros ...."

Afinal, isso é um jogo de azar, você precisa ter um pouquinho de sorte para ganhar se fizer as coisas certas, mas precisa de uma gigantesca dose de sorte para ganhar usando estratégias equivocadas, losses imensos, bets muito altas e conceitos medievais.

Se você leu e entendeu, parabéns, você será um jogador muito melhor.
Se você leu e não entendeu, me desculpe por ter tomado seu tempo, tentei ser o mais claro possível.
Se você leu, entendeu mas não acreditou, nossa conversa termina aqui, você pode voltar agora para as trevas das catacumbas da ignorância...

E boa sorte para todos !
5
 
user
2017-06-28 20:06:01
Amigo ou amiga, não sei, vou responder o que falei no outro tópico com um mod. No ponto de vista de feed, o DICE é perfeitamente justo. Tu podes entrar em um site externo ou mesmo aqui na BitSler para fazer a auditória da jogada ou jogadas, como queira.

A validação do feed não torna um DICE "fair", torna um dice seguro... que é totalmente diferente...

Perceba isso...

Se tu fizer uma sequência de 20 rolls com 50% no manual, sempre terá como balance em torno de 11/09, 12/08 e 10/10, entre perdas e ganhos. Isso é a perfeição estatística em relação a probabilidade de 50%.

Mas o que não te contam é o sistema de acumulação de perdas que os DICES tem. O equilibrio, como já demostrei no exemplo ali é perfeito e automáticamente JUSTO, o que não é perfeito, é que o sistema deixa acumular X perdas sequênciais, e isso não é normal (dentro da probabilidade) e NÃO é justo. Pois justamente quando acumula todo um bloco de REDS ao mesmo tempo é que faz o player perder.

Este papo de Probably Fair é furada, este é um jogo que foi criado para tirar o máximo de ganho possível, ainda mais para apostadores sem disciplina. Quanto menos rolls você puder jogar com um lucro máximo que puder, melhor..
- last edited: June 28, 2017, 8:08 pm
1
 
user
2017-06-30 00:28:50
Vamos lá,

primeiro, sou amigo...

segundo, não falo de feed em nenhum lugar, talvez estejas falando de seed ...

terceiro, nao existe a perfeição citada por ti no universo ... lembre-se, perfeito mesmo só Deus, mas mesmo assim tem gente que não acredita nele.

Finalmente, dentro do aletório, existe o conceito de independencia de resultados prévios. Ou seja, se você joga a 50% e tomou 20 reds seguidos, a chance do 21o. roll ser outro red continua sendo de 50% ... o aleatório não se lembra do passado, e este fato é a base da amplamente conhecida teoria do caos, se um fato é possivel, ele há de acontecer.

Portanto, sim, dice eh um jogo probably fair, uma vez que o futuro não está preso ao passado.

Simples assim.

1